Uma proposta discutida em reunião na última segunda-feira, na Academia de Futebol, gerou ampla discussão entre torcedores, associados e conselheiros do Palmeiras. O diretor jurídico Piraci Oliveira e um grupo de membros do Conselho sugeriram a criação de uma espécie de “segundo turno” para as eleições presidenciais do Palmeiras, caso elas passem a ser diretas. A ideia é que o Conselho Deliberativo siga votando nos candidatos, assim como ocorre hoje. Apenas os dois mais votados passariam para a escolha dos sócios.
A reunião tinha como principal propósito discutir mudanças no estatuto do clube, mas as Diretas comandaram a discussão. Defensores e manifestantes das eleições diretas para presidente dizem que a proposta feita por Piraci tenta diminuir o poder do voto do associado. O dirigente, porém, não vê dessa maneira.
- São apenas sugestões, estamos discutindo de forma ampla. A primeira reunião foi muito boa, faremos mais, e assim chegaremos a um formato ideal - disse o diretor jurídico.
A proposta de eleições diretas que está engavetada pelo Conselho Deliberativo é considerada “incompleta” por Piraci. Em março do ano passado, 81 conselheiros assinaram o documento com a proposta e esperaram uma votação rápida. No entanto, o projeto foi deixado de lado, para revolta dos defensores das Diretas.
A discussão é tão ampla que até o ministro do Esporte vai participar. Palmeirense fanático, Aldo Rebelo já solicitou convite para reuniões futuras sobre as eleições presidenciais do clube. Ele cobra soluções rápidas e a votação do projeto que está engavetado.
- O ministro me ligou, é importante ter a participação dele. Ele está acompanhando de perto todas as discussões - relatou Piraci.
O diretor jurídico promete até um debate via internet com seus seguidores no Twitter. Um movimento de torcedores, o Diretas Já, cobrou de Piraci Oliveira maior transparência na exposição de suas propostas. O dirigente prometeu uma conversa para o fim desta semana. O próximo pleito presidencial do Palmeiras ocorre no início de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário