O meia Valdivia teve nove lesões desde que voltou ao Palmeiras, em agosto de 2010 – sete delas na coxa. Com tantos problemas em série, departamento médico e fisiologia do clube resolveram submeter o Mago a uma biópsia – uma análise do tecido muscular a partir de uma amostra retirada do jogador. O exame foi realizado na semana passada e o resultado deve sair na quinta. A análise não muda nada no processo atual de recuperação de Valdivia, que lesionou a coxa esquerda, mas está próximo do retorno. Ela serve apenas para determinar se o meia precisará de um plano diferente de treinamentos.
O procedimento foi realizado a partir da retirada de uma amostra do ombro esquerdo do jogador. Valdivia chegou a aparecer com um curativo no local durante o treino de sexta-feira passada, mas sem ser percebido – a assessoria de imprensa divulgou que a questão era meramente pessoal, a retirada de uma pinta. Depois de uma bateria de exames da qual todos os jogadores participaram, apenas o Mago fez a biópsia.
– Foi só com o Valdivia, pelo fato de ele ter tido esses problemas anteriores. Vamos ver o resultado no fim da semana, e só aí vamos traçar nosso plano em relação a ele. É uma análise que está sendo feita pela fisiologia do clube, que acho muito útil. A biópsia só é feita quando um jogador foge muito da “margem”, é o que tem acontecido com o Valdivia – afirmou o médico Vinícius Martins.
Quem comanda o processo é o fisiologista Paulo Zogaib. Somada aos outros exames (sangue e DNA, principalmente), a biópsia pode indicar alguma anormalidade nas fibras musculares do chileno, ainda mais depois de tantos problemas no mesmo local – foram cinco só na coxa esquerda. De acordo com Vinícius Martins, o Mago já vem em tratamento especial desde o ano passado.
– O trabalho preventivo dele é diferente, por tudo o que já passou. Temos muita cautela, mas também a certeza de que estamos no caminho certo. Queremos o Valdivia em campo, jogando bem. Agora, já não reclama de dores – informou o médico.
Impaciente com a série de problemas do jogador, o técnico Luiz Felipe Scolari aguarda com ansiedade o relatório completo que será enviado pelo departamento médico. O comandante do Verdão vai planejar treinos específicos para que a musculatura do Mago não seja castigada. O clube já tem aparelhos em sua academia que são especializados para reduzir o impacto de jogadores que voltam de lesões.
Nesta semana, Valdivia treina com bola e deve ficar pronto para voltar na próxima semana. Contra o Guarani, neste domingo, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, o camisa 10 do Verdão deve seguir fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário