quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fôlego renovado: semana livre faz Palmeiras aprimorar preparo físico


Palmeiras grupo treino elenco (Foto: Gustavo Serbonchini / globoesporte.com)Palmeiras foca a preparação física nesta semana
No ano passado, uma das boas características do Palmeiras era a capacidade de reação e a quantidade de gols marcados na parte final dos jogos. Em 2012, o perfil do time mudou um pouco, e a queda de produção no segundo tempo já custou alguns resultados importantes na temporada. Com duas semanas sem jogos, o elenco tem tempo de sobra para recuperar o fôlego e se preparar para uma nova maratona. E quem se torna peça-chave nessa história é o preparador físico Anselmo Sbragia.
Querido pelo elenco, Sbragia costuma tirar o máximo de seus atletas. O preparo físico do Palmeiras foi um dos pontos fortes em 2011, e esse período de recuperação vai servir para o time atingir um nível semelhante ao mostrado no ano passado.
– Eles comentam muito sobre eu ficar “feliz” com esse período. É importante, porque quando você tem vários jogos seguidos algumas questões físicas ficam desequilibradas. Procuramos focar mais na recuperação, dar ritmo a quem joga menos, diminuir o volume de quem joga mais. É hora de intensidade, não de volume. Por isso não mudamos muita coisa na programação, já que uma espécie de intertemporada deixaria o time muito pesado para o início do Brasileiro – explicou Sbragia.
A principal preocupação é com o sistema defensivo. Isso porque 19 dos 30 gols sofridos pelo Palmeiras na temporada ocorreram no segundo tempo, o que representa 63,3% do total. Além do trabalho físico rotineiro comandado por Anselmo Sbragia, os zagueiros passam por exercícios específicos com o técnico Luiz Felipe Scolari. Mas tudo é feito com cuidado, para que os jogadores não “estourem” nos momentos mais importantes da temporada.
– É por isso que não treinamos só com volume. Se eu aumentar a carga de trabalho, posso ter problemas em maio, junho... Estamos trabalhando para evitar alguns problemas. O mês crítico é setembro, devido à sobrecarga, por isso já começamos hoje a pensar no futuro, para que cheguem até lá em boas condições – disse o preparador físico do Verdão.
O próximo duelo do Palmeiras é contra o Paraná, pela Copa do Brasil, no dia 9 de maio. Até lá, Sbragia quer deixar o elenco “voando” e descansado para a decisão que vale vaga nas quartas de final do torneio. O tempo livre pode trazer dois reforços para a partida: o atacante Maikon Leite e o zagueiro Thiago Heleno, ambos recuperados de lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

ALO Alo Torcedor Palmeirense Agradeço A vocês Por Terem Acessado O Nosso Blog.(O BLOG Está Em Manutenção é Por Isso Nem Todos Os Dias Vou Esta Atualizando Ele)