O Palmeiras fecha a primeira fase do Campeonato Paulista tentando evitar a queda de rendimento. E mais: buscando uma vantagem, mesmo que pequena, nas quartas de final da competição estadual. Neste domingo, contra o Comercial, às 16h (de Brasília), no Pacaembu, o Verdão pega um adversário já rebaixado, e por isso redobra a atenção para evitar uma surpresa dentro de casa.
Com 35 pontos, o Palmeiras é o quinto colocado na tabela, posição que faria o time jogar fora do Pacaembu já no primeiro mata-mata. Se a equipe alviverde vencer, e Santos ou Guarani tropeçarem, o quarto lugar e o fator campo estarão garantidos. Os dois rivais estão com 36 pontos. Por outro lado, o Verdão pode terminar em sexto, se tropeçar e o Mogi Mirim vencer o XV de Piracicaba em casa.
O técnico Luiz Felipe Scolari encara a partida de domingo como um último “ensaio” para as decisões que virão em sequência no mês de abril. Além do mata-mata do Paulista, o Palmeiras está nas oitavas de final da Copa do Brasil. A cada quarta-feira, a cada domingo, uma nova final. Por isso, Felipão aproveitou a semana sem jogos para treinar mais, e corrigir erros crônicos da equipe – principalmente na defesa.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real a partir das 16h. O PFC transmite o jogo ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O árbitro da partida é José Claudio Rocha Filho, que será auxiliado por João Bourgalber Nobre Chaves e Maria Nubia Ferreira Leite.Com 11 pontos e apenas três vitórias no Paulista, o Comercial está rebaixado e volta para a Série A2 um ano depois de ter subido para a elite. A única “pretensão” é fugir da lanterna, que ainda pode ser do Catanduvense.
Palmeiras: com desfalques, o técnico Luiz Felipe Scolari vai fazer mudanças no meio-campo. Chico ganha uma chance e substitui o suspenso Márcio Araújo. Também no meio, Tinga e Pedro Carmona disputam uma vaga. João Vitor, pendurado, deve ser poupado. O provável time tem Deola, Artur, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Chico, Marcos Assunção, Tinga (Pedro Carmona) e Daniel Carvalho; Maikon Leite e Barcos.
Comercial: rebaixado, o técnico Gil Baiano deve usar três garotos, de apenas 19 anos, entre os titulares. Baratella, Jeffinho e Kaíque foram testados durante a semana e devem ser escalados contra o Palmeiras. A intenção é dar mais experiência aos jogadores que pertencem ao clube. O Comercial deve ir a campo com: Alex; Marcelo Ferreira, Leandro Camilo, Marcel e Rossato; Baratella, Jeffinho, Henrique Motta e Ricardo Conceição; Kaique e Leandro.

Palmeiras: Márcio Araújo, Cicinho e Patrik, suspensos, e Wesley, Valdivia, Luan e Thiago Heleno, machucados.
Comercial: três jogadores estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo: o zagueiro Rafael Tavares, o volante Jordã e o atacante Elionar Bombinha. O camisa 9, autor de cinco gols neste Paulistão, foi o principal destaque da equipe na competição.

Palmeiras: com a lesão de Wesley, Maikon Leite deve retornar ao time para formar dupla de ataque com Barcos. Os dois se entenderam bem nos primeiros jogos de parceria, mas Maikon foi relegado à reserva. Agora, o atacante tem nova chance de mostrar seu valor.
Palmeiras: com a lesão de Wesley, Maikon Leite deve retornar ao time para formar dupla de ataque com Barcos. Os dois se entenderam bem nos primeiros jogos de parceria, mas Maikon foi relegado à reserva. Agora, o atacante tem nova chance de mostrar seu valor.
Comercial: apesar de ter sofrido 35 gols em 18 jogos, o goleiro Alex foi um dos poucos jogadores poupados pela torcida. Titular desde 2011, o camisa 1 já fez 62 jogos pelo clube. Neste Paulistão, Alex ficou conhecido por defender cobranças de pênaltis. Foram quatro ao todo: dois contra a Ponte Preta, um contra o Mogi Mirim e outro contra o arquirrival Botafogo.
Deola, goleiro do Palmeiras: “O primeiro objetivo era ficar entre os oito. Mas um clube grande como o Palmeiras tem pretensão de ficar, pelo menos, entre os quatro primeiros. Acabamos saindo do G-4 nessa reta final, mas ainda temos uma chance de buscar um melhor posicionamento."
Alex, goleiro do Comercial: “Peço desculpas ao torcedor comercialino. Acho que ninguém do time queria isso. Todo mundo lutou, correu. Os erros cometidos neste Paulistão servem para todos. Jogadores e diretoria. Tem que planejar melhor, focar mais. Espero que o clube esteja de volta à elite em 2014”.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Palmeiras e Comercial se encontram no Paulistão depois de 26 anos. O último confronto pelo torneio foi em 1986, com um empate sem gols no Palma Travassos, em Ribeirão Preto.
* O duelo é quase centenário: o primeiro confronto da história foi em 1917, há 95 anos. Na ocasião, Palestra Itália e Comercial empataram por 1 a 1.
* Pelo Campeonato Paulista, o Verdão venceu os últimos cinco confrontos que fez contra o Comercial em casa, entre 1982 e 86.
Foi há oito anos, em 18 de janeiro de 2004. O Verdão voltava à elite do futebol brasileiro depois de um ano na Série B, e iniciou sua temporada com um amistoso diante da equipe de Ribeirão, no Estádio Palma Travassos. O Palmeiras fez 4 a 1, gols de Leonardo, Magrão, Lucio e Vagner Love. Rômulo descontou para o Bafo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário