O Palmeiras não se deixou afetar pela derrota no clássico contra o Corinthians. A vitória suada contra o Paulista de Jundiaí, no meio de semana, reanimou a equipe. Neste sábado, o Verdão tem a oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Paulista, ao menos por uma noite, contra o Mirassol, às 18h30 (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu.
Como São Paulo e Corinthians, líder e vice-líder, respectivamente, ambos com 37 pontos, entram em campo somente no domingo, a equipe de Palestra Itália volta à liderança em caso de vitória. Com um empate, o Palmeiras pode perder a terceira posição para o Santos, que encara a Portuguesa no Canindé.
Este será o antepenúltimo desafio da equipe de Luiz Felipe Scolari na primeira fase do Estadual. Os outros dois compromissos serão contra o Guarani, em Campinas, e o lanterna Comercial, no Pacaembu. A missão do elenco é atingir a melhor colocação possível, já pensando nas próximas fases, nas quais os melhores colocados levam a vantagem de jogar em casa.
– Se empatar no mata-mata, vai para os pênaltis, mas podemos ter a vantagem da decisão em casa. Isso é bom, poder jogar com o torcedor. A gente vem trabalhando para decidir tudo com a nossa torcida perto – afirmou o meia Daniel Carvalho.
Há cinco jogos sem vencer, o Mirassol já disse adeus às chances de classificação para as quartas de final e tem como único objetivo se classificar para a Série D do Brasileiro. Hoje, porém, o time é o último nessa "corrida", atrás de Paulista, Ituano e Linense. Preocupado, o técnico Ivan Baitello quer pelo menos um empate no Pacaembu para confirmar a permanência na primeira divisão do Paulista, já que o time está sete pontos acima da zona de rebaixamento e ainda corre um pequeno risco.Paralelamente ao Paulistão, o Palmeiras também tem um novo desafio pela Copa do Brasil. Na próxima quarta, a equipe enfrenta o Horizonte-CE, no Ceará, pela segunda fase da competição nacional. Caso vença por dois ou mais gols, o Verdão elimina o jogo de volta, fato que aliviaria o calendário alviverde para a sequência do Estadual.
Márcio Roberto Soares apita a partida, auxiliado por Eduardo Vequi Marciano e Maria Eliza Correia Barboza. O GLOBOESPORTE.COM acompanha Palmeiras x Mirassol em Tempo Real, com vídeos.
Palmeiras: apesar da possibilidade de assumir a ponta do Estadual, o técnico Luiz Felipe Scolari não relacionou o zagueiro Leandro Amaro, o lateral-direito Cicinho e o volante Marcos Assunção para esta partida. Com a ausência de Valdivia, Daniel Carvalho assume um posto no meio-campo alviverde. A única dúvida fica na zaga: com Henrique voltando de suspensão, Román ou Maurício Ramos podem ocupar a outra vaga. Assim, o Verdão deve ir a campo com: Deola; Artur, Román (Maurício Ramos), Henrique e Juninho; Márcio Araújo, João Vitor, Wesley e Daniel Carvalho; Maikon Leite e Barcos.
Mirassol: o técnico Ivan Baitello tem duas novidades para enfrentar o Palmeiras: os volantes Alex Silva, que cumpriu suspensão na derrota para o Bragantino, e Luciano Sorriso, recuperado de uma lesão no joelho que o afastou de três jogos - coincidência ou não, o Leão perdeu todas essas partidas, para Guarani, São Paulo e Bragantino. A provável escalação é: Fernando Leal; Samuel, Dezinho, Matheus Ferraz e Wilian Simões; Sérgio Manoel, Acleisson, Alex Silva e Xuxa; Henrique Dias e Preto.
Palmeiras: além de Leandro Amaro, Cicinho e Marcos Assunção, poupados por Felipão, o atacante Luan e o zagueiro Thiago Heleno seguem se recuperando de cirurgias no pé esquerdo e no direito, respectivamente. Valdivia, com nova lesão na coxa esquerda, também está fora por 30 dias.
Mirassol: o lateral-direito Eric, que cumpriu suspensão contra o Bragantino, voltaria ao time, mas sentiu dores musculares e nem viajou para São Paulo - Samuel continua na equipe.
Palmeiras: substituindo Valdivia, Daniel Carvalho não quer perder a oportunidade de surpreender Felipão e provar que pode ser dono da vaga no meio-campo alviverde. Além disso, na ausência de Marcos Assunção, o jogador pode ajudar a equipe nas bolas paradas, especialmente em cobranças de faltas próximas à área adversária.
Palmeiras: substituindo Valdivia, Daniel Carvalho não quer perder a oportunidade de surpreender Felipão e provar que pode ser dono da vaga no meio-campo alviverde. Além disso, na ausência de Marcos Assunção, o jogador pode ajudar a equipe nas bolas paradas, especialmente em cobranças de faltas próximas à área adversária.
Mirassol: com bom reflexo, o goleiro Fernando Leal tem sido o destaque do time nas últimas partidas, apesar das derrotas, e quer fechar o gol para o Verdão.
Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras: “O time está bem, na soma geral. Os quatro grandes só vão prevalecer se forem melhores. Depois, é 90 minutos e pênalti se empatar. É um campeonato atípico.”
Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras: “O time está bem, na soma geral. Os quatro grandes só vão prevalecer se forem melhores. Depois, é 90 minutos e pênalti se empatar. É um campeonato atípico.”
Ivan Baitello, técnico do Mirassol: “Nós queremos a vaga na Série D, mas antes temos de pensar que é importante afastarmos qualquer risco de rebaixamento. Por isso, é importante pontuarmos contra o Palmeiras”.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Desde que chegou à elite, em 2008, o Mirassol nunca venceu o Palmeiras pelo Campeonato Paulista. Em cinco jogos, são três vitórias alviverdes, além de dois empates.
* Na última temporada, as equipes se enfrentaram em duas oportunidades: pela primeira fase, o Verdão venceu por 1 a 0, fora de casa. O gol foi marcado por Patrik. Nas quartas de final, o Palmeiras levou a melhor novamente, em jogo equilibrado: Márcio Araújo e Valdivia balançaram as redes para o time da capital, enquanto Marcelinho descontou para o Mirassol.
* Autor do gol que deu a vaga na semifinal do Paulistão de 2011 ao Palmeiras, em disputa justamente contra o Mirassol, o volante Márcio Araújo completa 150 jogos pelo clube neste fim de semana.
Na última vez em que se encontram, no dia 24 de abril de 2011, Palmeiras e Mirassol disputavam o mata-mata do Campeonato Paulista. Segundo colocado na primeira fase, o Verdão enfrentou a equipe do interior, dona da sétima posição. Valdivia abriu o placar aos dez minutos do primeiro tempo e, mesmo atuando no estádio do Pacaembu, o time de Palestra Itália teve dificuldades. Marcelinho igualou o placar aos 40, e Márcio Araújo recolocou os alviverdes em vantagem aos 11 da etapa complementar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário